Currículo

Advogado com mais de 25 anos de experiência em diversos ramos do direito.



   
Graduado em Direito
Especialista em Direito Processual Civil
Mestre em Teoria do Direito 
Graduando em Letras.

Endereço em Belo Horizonte e Pará de Minas

Possuo uma carreira robusta e diversificada, com mais de 25 anos de experiência no ramo jurídico, com atuação em instâncias superiores, incluindo sustentações orais, refletindo uma expertise consolidada em diversos ramos do Direito: civil, penal, trabalhista, ambiental, eleitoral, internacional público e privado, bancário, recuperação de crédito, minerário, falimentar, direito imobiliário e societário, consumidor e recuperação judicial. 

Habilidades na redação de textos jurídicos, como petições e contratos, aliada à facilidade em realizar audiências e sustentações orais em tribunais, proficiência na comunicação jurídica. 

Facilidade como analista jurídico. Experiência com liderança, Gestão de Time e Processos.

Atuação profissional abrangente em vários campos do Direito, desde compliance e direito bancário até eleitoral, desportivo, família e sucessões, agrário, ambiental e muito mais. 

O enfoque em falências e recuperação judicial, tanto como comissário quanto como síndico e administrador, é um ponto forte, assim como desenvoltura em casos criminais, incluindo defesas e assistências de acusação, e a atuação no Tribunal do Júri.

Habilidades de redação aliada a capacidade de abordar temas complexos e variados no campo jurídico e educacional destaca sua versatilidade e conhecimento aprofundado em diversas áreas, resultando em uma carreira de destaque no direito e na educação jurídica.


Professor com 15 anos de docência no ensino superior 


Além da prática jurídica, mais de 15 anos como docente universitário proporcionaram experiência em variadas disciplinas, organização de projetos e implementação de metodologias modernas de ensino presencial, virtual e híbrido. 

Envolvimento no Núcleo de Práticas Jurídicas reais e simuladas complementam minha experiência, promovendo uma abordagem prática e realista para os alunos.

Na carreira docente, projetos inovadores, como a abordagem pedagógica em Medicina Legal, reconhecida como boa prática pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, e o uso do teatro como ferramenta de aprendizado e conscientização, demonstram sua criatividade e compromisso com uma educação dinâmica e impactante.


Obras publicadas

Livro: Procuração, um estudo para leigos

Nesta obra, com uma linguagem simples, trato de todos os aspectos mais importantes de uma procuração. Quem outorga, a quem outorgar, situações que necessitam ou não do instrumento. Teço comentários a cada um dos artigos do Código Civil e Processo Civil que abordam a procuração.

Em especial capítulo faço uma importante abordagem sobre o que é o Contrato de Mandato que tem como Instrumento, a Procuração.

A final da obra dedico a ensinar como fazer uma procuração e um contrato de mandato com exemplos de situações do dia-a-dia.

São mais de 300 páginas sobre o tema.


Capítulo de livro: Pelos Corredores da Faculdade de Direito (4ª Edição)

Nesta obra dedico à análise da racionalidade do processo legislativo sob o olhar do jurista Robert Alexy. Um texto denso e complexo de estudos. Mas os interessados no tema certamente vão gostar. 


Comentários ao Código de Processo Civil

Com muito orgulho recebi o convite para ladear os maiores processualistas do Brasil para compor os comentários ao CPC. Uma honra sem tamanho estar com os juristas mais destacados.


Capítulo de Livro: Temas Relevantes do Ensino Jurídico.

Analiso o Direito Funerário e os preconceitos existentes sobre este ramo tão discriminado do Direito. Aponto a falta de uma legislação nacional unificadora do tema. 



Experiência Profissional 

Empresa: Sociedade Padrão de Educação Superior LTDA - UNIFIPMOC
Período: 02/2023 a 07/2023

Cargo: Professor

Principais Atividades: Professor de Processo Civil.

 

Empresa: Anima Educação
Período: 2019 a 2023

Cargo: Professor

Principais Atividades: Disciplinas ministradas Medicina Legal, Processo Penal, Prática Jurídica Simulada, Prática Jurídica Real, Direitos Humanos, Orientação de TCC, Direito Penal e Controle Social.

 

Empresa: Faculdade de Nova Serrana – FANS
Período: 02/2022 a 12/2022

Cargo: Professor

Principais Atividades: Disciplinas ministradas Medicina Legal e Prática Jurídica Simulada.

 

Empresa: Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)

Período: 2009 a 2020

Cargo: Professor titular

Atividades: Disciplinas ministradas Direito de Telecomunicações e Internet, Direito Processual Civil, Medicina Legal, Prática Jurídica Simulada – Civil e Penal.

 

Empresa: Oliveira Galvão e Advogados Associados – OG Advogados
Período:
1999 a 2013

Cargo: Advogado Associado

Principais Atividades: Captação de clientes, atendimento em geral, elaboração de peças processuais, realização de audiências e sustentações, coordenação de grupos de advogados, acompanhamento de processos.


Empresa: Tribunal de justiça de Minas Gerais - TJMG
Período: 01/1997 a 12/1997

Cargo: Colaborador Convocado

Principais Atividades: Instalação do juizado especial na comarca de Alfenas.